quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Como nossos pais!

"O que algum tempo era novo, jovem, hoje é antigo.
E precisamos todos REJUVENESCER."
(Velha Roupa Colorida - Elis Regina)


Essa música, composta por Belchior (um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.) e interpretado por Elis Regina é um grande paradoxo para todos nós. Eu posso disser que, é a melhor música brasileira de todos os tempos. A verdade que essa música diz nos faz refletir sobre a velha e a nova geração e de muita coisa que os nossos pais e que até nós mesmos reclamamos, além de também ser, muito emocionante.
Os ídolos de hoje, não serão mais os ídolos de amanhã, nossos filhos terão outro comportamento que costumávamos ver e ter, e nós tivemos esse comportamento diferenciado dos nossos pais também, vai ser um outro movimento da sociedade ... E quando ela canta: "é você que ama o passado e que não vê, que o novo sempre vêm." ... Eu me sinto muito ignorante por criticar as coisas novas, seja ela na música, moda, ou qualquer outra coisa. Nos prendemos tanto as coisas do passado que realmente amamos demasiado, que não percebemos mesmo que o novo, vai ser aquilo que o seu filho vai gostar e você, tem que compreender e respeitar isso. Mas custa a você reeducar o seu filho sem deixar morrer essa parte de Boa Cultura que você considera e passar para o seu filho, mas respeitando essa nova geração dele. ( Mas que pelo amor, não seja uma geração que ouça apologia ao sexo. Sim! Eu estou falando do Funk Carioca. Isso não dá pra ser considerada música)
Eu, que nunca pensava que iria gostar de MPB ... adoro Elis Regina e cresci ouvindo o sertanejo de Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo rsrs; e as músicas da jovem guarda e românticas de Roberto Carlos passados por minha mãe. Não dá pra fugir disso, não que eu esteja dizendo que é ruim. É maravilhoso. Além de eu carregar comigo muita lembrança boa entre mim e ela onde essas músicas sempre estiveram presentes, eu a agradeço muito por ter me dado um conhecimento a mais. Ignorante são aquelas pessoas que critica demais os gostos de seus pais e acha que tá arrasando com o seu Ego adolescente passageiro. Um dia você vai me entender. Porque um dia, você vai ser careta como os seus pais, para os seus filhos. Mas eu já percebi isso antes do meu tempo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário